Vale do Paraíba fecha 1º trimestre do ano com queda de 14% nos assassinatos; roubos e furtos de veículos aumentam
30/04/2025
(Foto: Reprodução) No interior de São Paulo, no entanto, região segue como a líder no número de mortes violentas. Imagem de arquivo - Vale do Paraíba fecha 1º trimestre do ano com queda de 14% nos assassinatos, mas alta nos roubos e furtos de veículos
Maria Romero/g1
O Vale do Paraíba encerrou o primeiro trimestre de 2025 com uma queda de 14,1% no número de assassinatos na comparação com o mesmo período do ano passado -- é o que apontam os dados divulgados nesta quarta-feira (30) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Apesar da queda nas mortes violentas, que consideram os homicídios dolosos e as vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte), a região segue tendo alta em outros quesitos, como roubos e furtos de veículos e estupros, por exemplo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a SSP, de janeiro a março deste ano, o Vale registrou 79 assassinatos, sendo que março foi o mês recorde do ano, com 38 casos -- quase metade do total de 2025.
No mesmo período do ano passado, os dados da SSP apontavam que a região, líder em números absolutos de homicídios no interior de SP, tinha registrado 92 casos.
A tentativa de homicídio, por sua vez, aumentou na região nesse período. No primeiro trimestre de 2024, o Vale do Paraíba havia registrado 73 casos, enquanto neste ano o número subiu para 97 -- alta de 33%.
Outra ocorrência que apresentou alta no Vale do Paraíba foi o número de estupros. Segundo a SSP, foram 200 casos entre janeiro e março do ano passado contra 236 no mesmo período deste ano.
Os roubos e furtos de veículos também cresceram em 2025. De acordo com o levantamento, 558 veículos foram furtados neste ano, enquanto no ano passado foram 516 casos no mesmo período -- alta de 8,14%.
O número de veículos roubados subiu de 105 para 121 nos três primeiros meses deste ano, o que representou uma alta de 15,2%.
Região segue líder
Considerando as mortes violentas nas regiões do interior do Estado de São Paulo, o Vale do Paraíba segue na liderança isolada em números absolutos.
Segundo a SSP, os 79 casos deste ano dão uma diferença de mais de 20 casos para a segunda colocada, que é a região de Campinas, com 58 assassinatos neste ano.
Veja o número de assassinatos no interior de SP em 2025:
Vale do Paraíba: 79
Campinas: 58
Ribeirão Preto: 54
Piracicaba: 48
Sorocaba: 47
Santos: 33
São José do Rio Preto: 27
Bauru: 25
Araçatuba: 18
Presidente Prudente: 18
Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina