Aposentado tem mais de R$ 9 mil sacados de conta bancária por desconhecido enquanto viajava para Foz do Iguaçu
13/05/2025
(Foto: Reprodução) Cliente afirma que o valor foi retirado no caixa presencial da própria agência, mesmo estando em outro estado. A Caixa Econômica Federal informou que está apurando a situação. Dinheiro foi sacado presencialmente na agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida São Francisco, no Centro, em Santos
Arquivo/ Matheus Tagé/ A Tribuna Jornal
O aposentado Márcio Antônio Galvão Guerreiro, de 64 anos, vive um pesadelo ao descobrir que R$ 9.450 foram retirados da sua conta bancária enquanto ele viajava para Foz do Iguaçu, no Paraná. O saque foi feito em uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida São Francisco, em Santos, no litoral de São Paulo.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
“Eu descobri o rombo quando fui pagar um boleto da Porto Seguro. Tinha R$ 1.900 a menos na minha conta. Foi aí que vi que tinham sacado quase R$ 10 mil”, contou Márcio. Segundo ele, o valor foi retirado presencialmente no caixa eletrônico e sem qualquer notificação por parte do banco, o que chamou ainda mais a atenção dele.
O saque, além de indevido, gerou um prejuízo emocional e financeiro que afetou a viagem do aposentado. “Ainda bem que eu tinha um dinheirinho guardado na poupança, senão como eu ia me alimentar? Como ia pegar um táxi para o aeroporto? E se eu não tivesse filhos para me ajudar?”, desabafou.
Por meio de nota, a Caixa informou que o cliente compareceu à Agência Santos (SP), onde abriu processo de contestação de saque, que está em andamento. De acordo com o banco, em respeito à lei do sigilo bancário, as informações são comunicadas apenas ao titular da conta (veja o posicionamento completo adiante).
Márcio viajou na terça-feira (6) e voltou na sexta-feira (9). Ele afirmou ter todos os comprovantes que provam sua ausência da cidade no momento do saque: recibos da Latam, registros de Uber, hospedagem em um Airbnb em Foz do Iguaçu, além de capturas de tela e documentos que comprovam a viagem.
“É tudo documentado. Parece até que eu estava esperando isso acontecer. Guardei tudo, até papel de ônibus que usei para ir para São Paulo pegar o avião”, disse.
Como o saque foi autorizado?
Ao perceber o problema, ele entrou em contato com a Caixa por telefone e, posteriormente, foi até uma agência em Foz do Iguaçu. O caso foi protocolado no banco e a instituição informou que tem até 10 dias para analisar a situação.
“O gerente reconheceu que era algo estranho, mas disse que eu tenho que aguardar. Aí eu pergunto: eu sobrevivo de quê nesse tempo?”, questionou.
Ele também foi em uma delegacia no Paraná, mas a tentativa de registrar um boletim de ocorrência (BO) no local foi frustrada porque a delegacia estava sem sistema. O registro acabou sendo feito online, já em Santos.
Márcio também relata ter enfrentado dificuldades para entender como o saque foi autorizado. “Quando fui ajudar minha filha a comprar um carro, tentei fazer um PIX e foi negado porque eu não tinha autorização para esse valor. Mas alguém consegue sacar quase isso na boca do caixa e sem documento com foto? Sem minha presença? Tem câmera, tem sistema. Por que não usaram?”.
Indignado, ele diz que vai procurar todos os meios possíveis para reaver o dinheiro e garantir que casos assim não se repitam. “Se fosse uma pessoa mais vulnerável, sem instrução ou sem ninguém por perto, o que aconteceria? E ainda te olham como se o bandido fosse você.”
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) disse que o caso citado foi registrado pela Delegacia Eletrônica e encaminhado ao 1° DP de Santos, responsável pela área. A vítima foi intimada e será ouvida. As diligências seguem para elucidar os fatos.
Caixa Econômica Federal
Em nota, a Caixa afirmou que atua "conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que combatem fraudes e golpes. Ressalta, ainda, que monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos".
O banco acrescentou que possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança "para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento".
Por fim, a Caixa informou que disponibiliza mais informações de segurança na página www.caixa.gov.br/seguranca, onde o cliente pode pesquisar as principais dicas e orientações de segurança com relação a diversos assuntos relacionados à atividade bancária, entre elas como resguardar senhas e se proteger contra fraudes.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos